segunda-feira, 9 de setembro de 2013

VAMOS DEIXAR OS ANIMAIS SILVESTRES VIVER



Timbú Foto: João Paulo de Oliveira Silva
Ultimamente tenho me deparado com determinadas aves e animais que tem me encantado por tamanha beleza, primeiro um Timbú, que dificilmente encontramos  na nossa região da Caatinga, mas que de vez em quando dar o ar da graça, e pra quem aprecia e respeita a natureza, tem pelo menos a oportunidade de tirar uma foto e guardar como lembrança, até porque não sabemos até quando esses animais continuarão  a existir devido a caça desenfreada e a forma negativa como o homem trata a natureza. Um dia desses enquanto exercia minhas atividades como  cidadão do campo, vi pulando entre os galho secos das árvores três casais de Cancãos, que infelizmente não tive a oportunidade de fotografá-los por não estar equipado no momento.

Neste mesmo dia encontrei perto de um tanque de pedra, um casal de Pica Pau, que não se importaram muito com minha presença e deixaram que eu chegasse bem perto, aves estas tão bonitas e encantadoras quanto as anteriormente mencionadas. Hoje pela manhã, me surpreendi novamente, desta vez não com aves mas com uma espécie animal chamada de Sagui ou popularmente Soim, que  apareceu quando estava eu colocando água para o gado, certamente estava ele ou ela a  procura de água ou de comida para ele(a) e  pro seu filhote que como uma mãe que cuida de seu filho carregava nas suas costa, naquele momento.

É realmente muito bonito e interessante ver um animal, uma ave ou até uma árvore! poder fotografar e etc, mas, não foi apenas para que você veja a foto do Timbú que escrevi este texto. Caro leitor! Mas, para pedir para que cada um que vir a lê estas palavras  possam refletir um pouco sobre o meio ambiente que vivemos, e que destruímos a cada dia, estes animais que aqui me referi, pode para alguns não ter nenhuma importância, porém, na nossa terra já existiu até papagaio e onça e não existem mais,por que acabamos com tudo, estes que ainda existem encontram -se no seu limite, vivendo sem água, sem floresta, sem alimentação e tendo que escapar todos os dias das mãos dos seres humanos, que matam, prendem, machucam e se possível alguns, não todos, acabam com a raça de qualquer animal ou ave como se eles não tivessem importância, nenhuma.

Temos que entender que principalmente as aves dormem cedo e acordam cedo, pois precisam  alimentar seus filhotes, espalhar sementes pelos campos e florestas, fazer polinização das flores e etc, e acima de tudo lutar pela vida,  sem ter o direito de falar uma só palavra,apenas se manifestam através do seu canto que por sinal lhes trazem perigo e é o motivo da extinção de muitas espécies.

Então  meus amigos, eu convido vocês a pensar o meio ambiente de uma forma diferente, onde o planeta é a sua  casa, e os animais, aves,plantas, insetos e outros seres vivos são os objetos que as compõem,e a partir do momento em que uma espécie acaba,é como que um pedaço dela deixasse de existir e que se não tiver cuidado  com o tempo ela vai se acabando, se acabando, se acabando até não ter mais concerto.
E aí você vai querer dormir ao relento?

Vamos mudar as nossas atitudes, em relação as aves e animais silvestres  de nossa região, evitando principalmente a caça e a prisão das aves e animais, e sempre que possível evitar matar animais como raposa, gato do mato  guachinin e tatu nas estradas.

João Paulo de O.Silva. Agroecólogo